Saiba como escolher o permalink dos seus posts no Blogger
netberto           
          

Saiba como escolher o permalink dos seus posts no Blogger

Mais sobre:

Blogger, SEO (Search Engine Optimization)

 

Eis um recurso não documentado do novo Blogger. Na versão antiga o Blogger definia o endereço de um post (permalink) de acordo com o título atual do post. Assim, se você decidia alterar o título, o endereço mudava junto. E se alguém seguisse um link para a página com o nome antigo, encontraria o erro de "página não encontrada".

Felizmente os desenvolvedores do Blogger perceberam que um permalink deve ser permanente! Agora você pode atualizar seu post a vontade que o endereço não muda. Isso abre a chance de corrigir duas deficiências do Blogger que permanecem.

Pontuação e caracteres não ASCII (com acentos)

Seu título é “A educação e a nação” e o endereço torna-se “a-educao-e-a-nao.html”. Além de ficar ridículo, sua página perde posições nos mecanismos de busca. O endereço é um local importante nessa classificação. Por que você iria querer associar sua página com a palavra “educao”?

Eis um macete que uso no blog. Na hora de publicar o post, dê um título sem acentos ou pontuação.

Exemplo: “a educacao e a nacao”. Publique e o endereço será “a-educacao-e-a-nacao.html”. Assim que publicar, clique em “Editar postagem” e dê o título verdadeiro (com acentos) para o post. O primeiro endereço permanecerá.

Caso não siga essa dica, evite a palavra céu no título.

Escolha do permalink

Você pode achar que “a-educacao-e-a-nacao.html” é bom nome para o título do post, mas muito longo para um endereço. Basta escolher uma palavra-chave como “educacao” para o título quando for publicar pela primeira vez. Seu permalink terminará com “educacao.html”. Assim que publicar edite o título como no item anterior.