Descobrindo o uso do AdBlock Plus
netberto           
          

Descobrindo o uso do AdBlock Plus

Mais sobre:

AdBlock, AdSense, Browsers, Firefox, JavaScript, Opera, Web

 

O Opera já vem com um bloqueador de conteúdo e para o Firefox existe o AdBlock Plus (que é a a extensão mais popular do Firefox). Quantos dos seus visitantes bloqueiam propagandas como a do AdSense?

Adianto que nada tenho contra tais bloqueadores e quem os utiliza. Nem acredito que dê prejuízo a ninguém. Ou alguém que se dá ao trabalho de instalar um AdBlock vai clicar em algum anúncio?

Mas o assunto mexe com muita gente. A questão foi citada até pela coluna Elio Gaspari há algumas semanas (não achei online para poder linkar).

Imaginei que muitos blogueiros gostariam de saber se seus anúncios estão sendo bloqueados e criei um pequeno script que qualquer um pode usar e ter dados sobre os bloqueios do seu blog.

Com o Google Analytics

Se você usa o Google Analytics, basta colar o código JavaScript em todas as páginas que deseja avaliar. Se o usuário tiver um anúncio bloqueado, será gerada uma ocorrência na página /logs/adblocked. Essa página não precisa (e nem deve) existir no seu site.

Para consultar como andam os bloqueios no seu site, entre no Analytics e:

  • Clique em Conteúdo na coluna esquerda.
  • Então clique em Conteúdo principal.
  • No campo Localizar URL digite adblocked e clique em Ir.
  • Clique no link /logs/adblocked.

Você terá o perfil de quem está bloqueando anúncios. Navegador, origem, velocidade de conexão, etc.

Você pode alterar o endereço /logs/adblocked para qualquer outro. Pode ser qualquer um, basta que não exista no seu site. Modifique esse endereço no código JavaScript.

Observe que cada ocorrência será indicada como uma página visitada! Leve isso em consideração quando analisar o seu tráfego.

Sem o Google Analytics

Caso queira usar outro método de notificação, você precisará editar a função onBlock do script. Se tiver dificuldade deixe um comentário.

O script

 Copie e cole no seu HTML, de preferência dentro da tag head. Se for usar dentro de um arquivo .js remova as tags <script> no início e final do código.

Servidores de anúncios

São detectados o AdSense, MercadoLivre e UOL. Para adicionar outros modifique o array adservers no script. Atenção: o script só detecta anúncios baseados em iframes.

Como funciona

O AdBlock Plus bloqueia o carregamento dos iframes e os oculta com o estilo display:none. O Opera altera as dimensões do iframe para 0px. Ao Se um iframe de anúncio tiver essas características, é classificado como bloqueado. O script faz essa verificação no evento load da página, quando tudo já foi carregado.

Não sei se existe algum bloqueador para Internet Explorer ou Safari. Dependendo de como este possível bloqueador funcionar, ele será detectado.