Google Co-op: o AdSense para Pesquisas 2.0
netberto           
          

Google Co-op: o AdSense para Pesquisas 2.0

Mais sobre:

AdSense, Co-op

 

Quem usa Google AdSense para Pesquisas em seu blog precisa conhecer o Google Co-op (Custom Search Engine). Funciona como um AdSense para Pesquisas com mais recursos.

Campo de pesquisa

Uma vantagem está na maior liberdade de modificar o formulário de busca. Há uma opção para colocar o logotipo do Google dentro do campo de busca. Não é necessário usar os radio buttons de seleção de site como AdSense para Pesquisas obriga.

Tela com o campo de pesquisa

Filtros

Mas o melhor é que você pode adicionar muitos domínios e filtrar os resultados. Por exemplo, em um blog não faz sentido que apareçam os resultados das páginas de categorias. Bastam as páginas dos posts. Graças a uma configuração de filtros bastante flexível, você acaba conseguindo remover o excesso. A página de pesquisa trará resultados mais relevantes.

Make money

Não é preciso ter uma conta AdSense para usar o Google Co-op. Mas se tiver, pode assocía-la ao Co-op (link control panel - make money do Co-op) para que funcione como o AdSense para Pesquisas. Os relatórios do AdSense publicararão os números de cliques e consultas realizados através das pesquisas Co-op.

Pesquisa Ajax

Com um pouco mais de trabalho e JavaScript, você usa o Co-op junto com o Google AJAX Search. Os resultados da pesquisa abrem direto no seu site, sem passar pelo google.com.

Relatórios

O Co-Op ainda oferece algumas estatísticas (com gráficos) como a quantidade de consultas e palavras mais buscadas, podendo visualizar por dia/mês/ano. São relatórios diferentes dos que aparecem no AdSense.