Elimine o bloqueio de texto do globo.com
netberto           
          

Elimine o bloqueio de texto do globo.com

Mais sobre:

Firefox, globo.com

 

Há algum tempo o globo.com vem impedindo o usuário de selecionar texto em algumas páginas. É que supostamente você poderia copiar e roubar o texto. A mesma justificativa do DRM de músicas e vídeo. A pretexto de suprimir a pirataria, o usuário é o prejudicado.

Ora, então eu não posso nem selecionar o texto para fazer uma pesquisa com o Firefox? Continue lendo para recuperar esse recurso.

Solução para o Firefox

Não pesquisei para outros navegadores, já que praticamente só uso o Firefox. A receita de bolo consiste em copiar um arquivo CSS de 5 linhas para o seu computador. O CSS reprograma o comportamento do Firefox apenas no domínio globo.com.

  • Clique aqui com o botão direito e selecione Salvar link como....
  • Na janela Salvar como, ache o diretório do perfil (onde o Firefox salva os dados pessoais). No Windows XP basta colar %APPDATA%\Mozilla\Firefox\Profiles e teclar Enter. Se você for um usuário normal, vai aparecer uma única pasta de nome estranho. Duplo clique nela. Em outros sistemas veja como achar a pasta do perfil.
  • Agora abra a pasta chrome. É nela que o arquivo será salvo. Use o nome userContent.css.

Caso você já tenha um userContent.css (o que não é o padrão), terá que abrí-lo em um editor de texto (como o Notepad) e colar no final o conteúdo do userContent.css do link acima.

Salve, reinicie o Firefox e pronto. Voltamos para o mundo civilizado... Veja aqui para saber como funciona o CSS miraculoso.

Limitações

O antibloqueio é funcional no momento deste post. O globo.com pode utilizar outros métodos no futuro, como colocar uma imagem transparente em cima da página ou outra tática igualmente repugnante.

Motivação do Globo Online

Cora Rónai, que trabalha no jornal O Globo foi questionada pelos leitores de seu blog sobre a infame medida. Segundo o post, a razão alegada pelos responsáveis pelo Globo Online era evitar a prática do “copiar e colar” de alguns jornais. Na época (maio/2006), as vendas da Agência Globo teriam aumentado 15% devido a isso (haha).

O irônico é que em páginas como o blog do Noblat, do próprio globo.com, uma boa parte dos posts é copy&paste de outros locais.