Histórico de assinantes no FeedBurner
netberto           
          

Histórico de assinantes no FeedBurner

Mais sobre:

FeedBurner, Google, RSS

 

Você já deve saber: o FeedBurner, empresa recentemente comprada pelo Google, é uma espécie de intermediário para os RSS do seu site. Os assinantes inscrevem o RSS do FeedBurner nos seus leitores. O FeedBurner vai até o seu site, pega seu RSS e entrega para o leitor.

Desse modo você possui um endereço RSS permanente (se mudar de servidor é só alterar o endereço inscrito no FeedBurner) e poupa o servidor (que não precisa mais atender milhares de requisições por dia, apenas algumas dezenas realizadas pelo FeedBurner). Além disso tudo você obtém serviços muito interessantes, como a quantidade estimada de assinantes do seu RSS.

Histórico de assinantes

Agora vamos ao assunto deste post. Se um blog publica o número de assinantes através do FeedBurner, você pode utilizar a FeedBurner Awareness API para aquele blog. Em resumo, com esse recurso você pode fazer um programa para obter o número de assinantes daquele blog em qualquer dia desde que ele começou a usar o FeedBurner.

É o que fiz neste post para demonstrar essa ferramenta. Forneça o endereço do RSS no FeedBurner, duas datas e você terá um gráfico com o número de assinantes do blog em questão para aquele período.

Relax and enjoy

Forneça um endereço e verifique como o número de assinantes cresceu ao longo do tempo. Nos meus testes a tendência de crescimento é linear. Uma exceção ocorre no mês de fevereiro/2007. Nessa data o Google passou a informar o número de assinantes no Reader e no iGoogle e ocorre um aumento abrupto.

Um caso bizarro que achei foi o Boing Boing no fim de 2006. Teste e confira.

Endereço:
Período: até (ano-mês-dia)

Observações

  • Cada barra no gráfico é a média de assinantes em uma semana. A média é a soma dos 7 dias da semana dividido por 7 (a semana começa no domingo).
  • Posicione o mouse na barra para saber a média de assinantes daquela semana (aparecerá uma tooltip). O número no topo da barra é a diferença de assinantes em relação à semana anterior.
  • O gráfico conta apenas as semanas completas. Portanto alguns dias no início e no fim do período podem ser descartados.
  • Não funciona se o blog alvo não liberou a publicação do número de assinantes.
  • Os dados são obtidos com a intermediação do Yahoo Pipes. Isso foi necessário pois a FeedBurner Awareness API fornece apenas saída XML. Com o Yahoo Pipes pude transformar o XML em JSON e assim evitar as restrições de segurança do navegador (que limitam a conexão para servidores diferentes).
  • Tudo funciona diretamente no browser. O endereço do RSS e as datas serão enviadas apenas para o Yahoo Pipes.