Adsense Notifier Lite
netberto           
          

Adsense Notifier Lite

Mais sobre:

AdSense, Firefox, Google, Mozilla

 

Veja neste post

Como usar os favoritos do Firefox para gerar uma funcionalidade como a fornecida pela extensão Adsense Notifier. Um favorito cujo nome são os ganhos do AdSense, atualizado a cada 15 minutos. 

Microsummaries ou Nomes dinâmicos

Comecemos descrevendo este recurso pouco conhecido do Firefox 2. Quando uma página fornece um microsummary, a janela Favoritos > Adicionar página exibe-o no campo Nome. Por exemplo, abra o blog Mozilla Links e adicione aos favoritos. Você verá esta janela:

Adicionar a favoritos (Mozilla Links)

Se você selecionar o item abaixo de Nomes dinâmicos, o nome do favorito será sempre o título do último post do blog.

Para que o Firefox soubesse que a página possuía esse recurso, bastou adicionar essa linha ao código HTML:

<link rel="microsummary" type="text/plain" href="http://mozillalinks.org/wp/microsummary">

Gerador de microsummary

OK, então o plano é criar um favorito para google.com/adsense/report/overview mas cujo título seja o campo Receita total do relatório. O problema é que o Google não fornece um microsummary para a página... O método descrito acima não serve, pois depende da iniciativa do responsável pelo site.

Aí entram os geradores de microsummary. Você pode criar um microsummary para qualquer página e o Firefox vai mostrar o resultado na janela Adicionar a favoritos. Um gerador é um arquivo com instruções para extrair uma região da página, que servirá como nome do favorito.

Eu criei um gerador de microsummary para o relatório do AdSense. Clique aqui para instalar.

Sozinho o gerador não faz nada. É preciso criar favoritos para os endereços abrangidos pelo gerador. Então abra o relatório do AdSense. Selecione Favoritos > Adicionar página. Clique na seta à direita do campo Nome. Lá estarão os ganhos de hoje!

Adicionar a favoritos (AdSense)

Observe que você pode ter vários favoritos, um para cada período oferecido na tela principal do AdSense (hoje, ontem, este mês, ...).

Limitações

O problema deste método, comparando com o Adsense Notifier, é que ele não faz o login automaticamente. Você só verá os ganhos após fazer o seu costumeiro login. Depois disso, os nomes dos favoritos serão atualizados de 15 em 15 minutos. É o suficiente para que a sessão do AdSense não expire e você não tenha que fazer login de novo.