Mozilla abre mão do Thunderbird para se dedicar ao Firefox
netberto           
          

Mozilla abre mão do Thunderbird para se dedicar ao Firefox

Mais sobre:

Mozilla, Thunderbird

 

Atualização (18/set/2007): está resolvido. O Thunderbird será transferido para uma nova empresa. Esta empresa será totalmente de propriedade da Mozilla Foundation, como ocorre com a Mozilla Corporation (que continuará desenvolvendo o Firefox e a plataforma Mozilla).

Há anos sou usuário do Mozilla Thunderbird para ler meus emails. Não sei se fico feliz ou chateado com esta notícia: o Thunderbird vai deixar de ser um produto da Mozilla Corporation.

O Thunderbird sempre foi um primo pobre dentro da Mozilla. A equipe de desenvolvimento paga pela Mozilla é de duas pessoas: Scott MacGregor e David Bienvenu. No Firefox temos algumas dezenas. Sem contar a comunidade do Firefox que é gigantesca.

Pelo que quis passar a CEO da Mozilla, Mitchell Baker, seria como se os pais estivessem tirando o filho de casa pra ver se ele cresce. A comunidade em torno do Thunderbird não teria se desenvolvido e manter a abordagem atual não mudaria isso. Seria uma espécie de tratamento de choque.

A meta da Mozilla é focar-se no Firefox e o Thunderbird não teria espaço pra crescer lá dentro. O Firefox tem a missão de manter a web livre. Sem dúvida é uma tarefa gigantesca e vital e é bom dirigir todos os esforços nela. Sem o sucesso do Firefox em alguns anos estaremos pagando royalties para a Microsoft ou para a Adobe para publicar alguma coisa na web. Não posso recriminar a Mozilla pela decisão.

Futuro

Mas calma. Não será simplesmente um abandono. A Mozilla arranjará uma casa para o Thunderbird antes de lançá-lo à própria sorte. Ainda não foi definido ainda como funcionará o nova estrutura. Mas pelo post do Scott MacGregor, o mais provável é que siga um modelo como o do SeaMonkey. O SeaMonkey era o antigo Mozilla Suite que depois cedeu o lugar ao Firefox. Passou a ser desenvolvido pela comunidade.

Recordando: até 2003 a Mozilla era apenas um grupo informal dentro da Netscape/AOL. Então demitiram todo mundo. Nascia a Mozilla Foundation. Felizmente a Netscape deu um suporte financeiro inicial e deu no que temos hoje. Creio que uma história parecida ocorrerá com o Thunderbird.

A princípio, os dois engenheiros que trabalham no programa continuam. Então ele só pode crescer. O desafio será conseguir uma fonte de recursos permanente.

Talvez encontrem um nicho lucrativo dentro das empresas. Em tempos de Gmail a tendência é que o uso de clientes domésticos desktop de email não cresça. Veja o número de downloads. Enquanto o Firefox teve 380 milhões, o Thunderbird conseguiu 50 milhões.

Histórico

O Thunderbird foi criado em 2003 para ser um cliente de email para os usuários do Firefox. Teve origem no componente Mail do Mozilla Suite, que foi o sucessor do mail do Netscape 4.0.