Extensão do Unibanco para o Firefox
netberto           
          

Extensão do Unibanco para o Firefox

Mais sobre:

Firefox, Internet banking, Mozilla, Unibanco

 

O Unibanco resolveu que é necessário instalar uma extensão no Firefox pra eu poder acessar minha conta, um tal de Guardião Internet 30h. Não bastando ter usar um negócio com um nome infeliz desses, fiquei dias tentando instalar. O Unibanco conseguia travar o navegador antes mesmo da instalação.

Hoje fucei um pouco no código-fonte e achei o endereço do XPI instalador (que salvei no HD e instalei de lá). Enfim consegui acessar minha conta.

Dando uma analisada na extensão, descobri que se trata de um programa chamado G-Buster Browser Defense. Ele serve para, entre outras coisas, detectar programas espiões de teclado e mouse.

Observei que ela tem alguns métodos para se comunicar com o site através de JavaScript (é desse modo que o Unibanco sabe que a extensão está presente). No exemplo abaixo ela mostra a versão. Você pode testar no console de erros do seu Firefox (caso tenha a extensão do instalada, é claro):

var a = new gbmzhuni(); alert(a.Versao);

Apenas Windows

O detalhe é que o Unibanco exige esse programa e ele só existe para Windows. Você usuário de MacBook de 12.000 reais: repentinamente seu computador não serve mais para ver seu saldo bancário.

Usuários de Linux e Mac podem:

  • Mudar de banco. Mas é provável que outros também resolvam exigir o tal de G-Buster.
  • Pedir ao Unibanco o fim da exigência desse programa em seus sistemas operacionais.
  • Entrar em contato com os autores para pedir versões para seus sistemas. Aparentemente não se trata de uma extensão normal do Firefox. Para detectar espiões é necessário grande integração com o Windows, o que deve dificultar a portabilidade para Mac/Linux.