O Unibanco resolveu que é necessário instalar uma extensão no Firefox pra eu poder acessar minha conta, um tal de Guardião Internet 30h. Não bastando ter usar um negócio com um nome infeliz desses, fiquei dias tentando instalar. O Unibanco conseguia travar o navegador antes mesmo da instalação.
Hoje fucei um pouco no código-fonte e achei o endereço do XPI instalador (que salvei no HD e instalei de lá). Enfim consegui acessar minha conta.
Dando uma analisada na extensão, descobri que se trata de um programa chamado G-Buster Browser Defense. Ele serve para, entre outras coisas, detectar programas espiões de teclado e mouse.
Observei que ela tem alguns métodos para se comunicar com o site através de JavaScript (é desse modo que o Unibanco sabe que a extensão está presente). No exemplo abaixo ela mostra a versão. Você pode testar no console de erros do seu Firefox (caso tenha a extensão do instalada, é claro):
var a = new gbmzhuni(); alert(a.Versao);
Apenas Windows
O detalhe é que o Unibanco exige esse programa e ele só existe para Windows. Você usuário de MacBook de 12.000 reais: repentinamente seu computador não serve mais para ver seu saldo bancário.
Usuários de Linux e Mac podem:
- Mudar de banco. Mas é provável que outros também resolvam exigir o tal de G-Buster.
- Pedir ao Unibanco o fim da exigência desse programa em seus sistemas operacionais.
- Entrar em contato com os autores para pedir versões para seus sistemas. Aparentemente não se trata de uma extensão normal do Firefox. Para detectar espiões é necessário grande integração com o Windows, o que deve dificultar a portabilidade para Mac/Linux.
Comentários
Temos 6 comentários | Enviar um comentário | Acompanhe estes comentários via RSS
Anônimo em junho 15, 2007 9:30 AM (Permalink)
http://insanebits.blogspot.com/2007/04/g-buster-browser-defense-analysis-and.html
alberto (site) em junho 15, 2007 9:09 PM (Permalink)
Mas caso todos esses bancos que já usam g-buster resolvam torná-lo obrigatório, que não usa Windows está ferrado.
Anônimo em julho 04, 2007 10:34 PM (Permalink)
Unknown (site) em setembro 14, 2007 11:04 PM (Permalink)
Anônimo em novembro 29, 2007 11:03 AM (Permalink)
Parece que Unibanco e o BB exigem este GBuster. Será que ninguém lá tem competência para desenvolver algo menos invasiso, como fizeram os concorrentes citados lá em cima?
Ou será que aqueles 2 são o 1o. e 2o. maiores bancos do Brasil não é à toa? ;-)
Conheço grandes órgãos públicos que estão fazendo um esforço enorme para migração de seus sistemas para sistemas livres -- leia-se Firefox no Linux. Ou esse pessoal de banco muda a abordagem e aperta um pouco mais seus desenvolvedores, ou a distância para o top do mercado vai aumentar cada vez mais...
Anônimo em março 14, 2008 10:53 PM (Permalink)
Quanto ao uso do G-Buster, acho uma ferramenta adequada, todavia no Banco do Brasil não há OBRIGATORIEDADE da instalação da ferramente, sendo portanto MAIS um item de segurança.