A história da navegação por abas
netberto           
          

A história da navegação por abas

Mais sobre:

Browsers, Firefox, Mozilla, Web

 

É normalmente atribuído ao Opera o título de primeiro navegador com abas. Após algumas horas de pesquisa (sério), posso dizer que não é nada disso. O primeiro browser com abas foi o NetCaptor, em 1997. Estamos comemorando 10 anos de tabbed browsing!

Quem?

O NetCaptor foi um navegador que usava o renderizador HTML do Windows (usado pelo Internet Explorer e outros browsers como o Maxthon). A versão mais recente é de fevereiro de 2005.

Foram as abas que NetCaptor que inspiraram as primeiras abas em um navegador Mozilla em 2001. Anos depois as abas do Firefox foram parar no Safari e Internet Explorer.

Opera

É uma história à parte. O Opera sempre teve uma interface MDI (vários janelas em uma janela que podem ser minimizadas, maximizadas e arranjadas lado a lado). Mas só foi dispor de uma interface que pudesse ser reconhecida como aba na versão 4 em 2000. O Opera conserva a interface MDI até hoje (versão 9.2). Aparentemente não teve influência na evolução das abas dos outros navegadores.

Histórico

Temos então um resumo das abas até a chegada no Internet Explorer:

  • 1997 – O NetCaptor é lançado com abas. Várias páginas podiam ser abertas independentemente em uma janela e selecionadas com um clique na barra de abas. Aqui você encontra uma versão de 1999 (a mais antiga que pude encontrar).
  • 2001 – A extensão MultiZilla adota as idéias do NetCaptor e implementa as primeiras abas em um browser Mozilla. Atualmente a extensão é compatível com o SeaMonkey, o sucessor do Mozilla Suite.
  • 2001 – Alguns meses depois as abas do MultiZilla servem como modelo para as abas nativas do Mozilla Suite 0.9.5.
  • 2002 – O Firefox 0.1 (Phoenix) é lançado, herdando as abas do Mozilla.
  • 2003 – O sucesso das abas no Firefox serve como modelo para o Safari.
  • 2006 – O IE7 implementa suas abas seguindo as convenções do Firefox.

InternetWorks, o elo perdido?

Para o artigo Tabbed document interface, da Wikipedia, as primeiras abas foram do browser InternetWorks em 1994. Mas lembra o autor do NetCaptor: as abas do InternetWorks não são as abas que usamos hoje. Cada página visitada no InternetWorks virava uma aba, como se fosse uma histórico. Embora visualmente sejam abas, não se comportam como as abas atuais.

Infelizmente não achei uma cópia para testar. Mas um screenshot dá uma idéia de como era.