Acompanhe seus sites favoritos via RSS
netberto           
          

Acompanhe seus sites favoritos via RSS

Mais sobre:

RSS

 

Minha meta é superar o Boing Boing em assinantes RSS. No momento eles detém uma vantagem de 500.000. Mas chegarei lá.

Este post explica a vantagem de ter os blogs e sites que você acompanha reunidos em um só lugar. Atenção você que acha ridículo ter de explicar isso em pleno ano de 2007: sempre haverá os que ainda não foram iluminados.

Por que RSS é bom?

Se você só usa a internet para acessar orkut, MSN e Hotmail então RSS não é algo que vá lhe interessar. Mas se você abre pelo menos uns 5 sites todo dia saiba que está jogando seu tempo no lixo ao não usar RSS.

Vamos lá: Sem RSS você precisa clicar no favorito do blog (ou digitar o endereço), carregar a página inicial, verificar se tem post novo. Se tiver, lê. Agora precisa repetir o processo até verificar todos os blogs/sites favoritos.

Ridículo! Esse é um trabalho que o computador pode fazer pra você. Graças a combinação RSS+leitor. Abrindo seu leitor RSS você visualiza todas as novidades de uma só vez, lê tudo lá mesmo ou clica no post e abre o blog já na página certa. Economizar tempo é bom, não?

RSS+leitor

RSSTodo blog ou site que se preze possui um RSS. Ele é representado como um ícone laranja no canto direito da barra de endereço do navegador ou na barra de ferramentas (desde que não seja o Internet Explorer 6). Os sites também indicam que suportam RSS. Procure na página por RSS, feed ou XML.

Um RSS é um endereço da web para um registro de modificações do site. Veja bem: não é algo feito para ser lido por humanos como você. O RSS deve ser processado por um software, o leitor RSS.

É através do leitor que você fica sabendo das novidades. Todos os endereços RSS precisam ser inscritos no leitor de RSS. Ele periodicamente verificará todos os endereços e mostra para você os novos posts. Você lê, eles são marcados como lidos e acabou.

Leitor RSS: Google Reader ou Bloglines

Há milhões de opções de leitor. Há os que funcionam como um programa no seu computador e aqueles que você acessa pelo navegador. Por considerar os leitores online muito mais adequados e simples, vou ignorar os desktop.

Na verdade, vou me limitar a dois: o Google Reader e o Bloglines. No momento apenas o Bloglines tem interface em português. Se o inglês basicão não for problema então minha recomendação é o Google Reader.

Inscrevendo RSS pelo Firefox 2

O Firefox é o navegador preferido deste blog. E é também o mais prático para inscrever RSS. Abra um blog qualquer (como este) e clique no ícone laranja posicionado no canto direito da barra de endereço. Selecione Inscrever 'Posts completos'.

Agora o Firefox vai mostrar o conteúdo do RSS. Selecione Google Reader ou Bloglines e clique em Inscrever agora.

Visualização de RSS do Firefox

Inscrevendo RSS pelo Internet Explorer 7

No IE7 o ícone laranja está no lado direito da barra de abas. Clique nele. Como no Firefox, você verá o conteúdo do RSS. Copie o endereço da página (da barra de endereços). Agora abra o Google Reader. Clique em Add subscription. Cole o endereço e clique em Add.

Favorito para inscrição automática

Com a exceção do Firefox 2, você precisará copiar e colar o endereço do RSS se quiser usá-lo no Google Reader ou no Bloglines. (Navegadores como Safari e Opera também têm suporte a RSS. Mas não sou usuário deles então nem vou arriscar a dizer como funcionam.)

É possível automatizar o processo de inscrição no IE 6/7 através de um bookmarklet. É um favorito que, em vez de conter um endereço, contém código executado pelo navegador. É só abrir a página desejada e clicar no favorito. Ele acha o endereço e inscreve no leitor automaticamente.

Para o obter o favorito do Bloglines: abra essa página e arraste o botão Sub with Bloglines para a barra de favoritos. Para o Google Reader: abra a página inicial. Vá até Manage subscriptions » Goodies » Subscribe as you surf. Arraste o link Subscribe para a barra de favoritos.

Agora teste seu bookmarklet. Abra o site que você quer inscrever. Então clique no novo favorito. O navegador vai abrir o site do leitor para você confirmar a inscrição.